sexta-feira, 7 de maio de 2010

Momento de comprar euro é agora, diz analista

Para quem está planejando uma viagem à Europa nos próximos meses o momento é bom para comprar euro. A afirmação é do diretor do Banco Confidence, Gustavo Dias.
"A moeda se desvalorizou frente ao Real nos últimos dias. Portanto, quem está planejando uma viagem ao velho continente nos próximos meses, e já tem um dinheiro guardado para gastar lá, pode fazer a troca de moedas neste momento. Para se ter uma ideia de como a moeda está barata, essa é a menor diferença do euro com o dólar nos últimos 3 meses", conta o executivo.
No dia 15 de maio de 2009, 1 euro estava valendo R$ 2,8773. Enquanto nesta sexta-feira (7), a cotação está na casa dos R$ 2,327.
Cenário incerto
O diretor afirma ainda que, quem estiver disposto a comprar a moeda, deve agir rápido.
"O cenário é incerto. Agora estamos vendo uma crise na economia europeia que não sabemos quanto tempo vai durar. Pode ser que as coisas se acertem rapidamente e a moeda volte a se valorizar. Por isso digo, quem está de viagem marcada, deve comprar agora", afirma.
E completa: "não tenho bola de cristal, mas não acredito em movimento de queda em longo prazo, acredito que isso logo vai estancar".
Euro extinto?
Sobre a declaração do prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, que, em entrevista à rádio BBC 4, previu o possível fim do euro se a Europa não conseguir solucionar seus problemas institucionais fundamentais depois da crise grega, Dias diz que pensa diferente:"essa é a opinião dele, não a minha. Concordo que não é a melhor hora para usar a moeda como investimento, e inclusive só recomendo a compra para turismo mesmo, mas de forma alguma acredito em uma possível extinção. O euro é moeda sólida", afirma.
E explica: "O que existe é um momento difícil que a Europa está vivendo. Alguns países vivem dificuldades, mas o endividamento desses países já era conhecido antes da criação do Euro. Penso que pouquissímas pessoas acreditam hoje em uma possível extinção do euro", finaliza Dias.
Fonte:InfoMoney