domingo, 2 de maio de 2010

CeBIT

CeBIT - Feira Internacional de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Softwares e Serviços

A CeBIT é a maior exposição comercial do mundo no domínio dos serviços de telecomunicações digitais e TI. A feira serve como plataforma para mostrar inovações e os produtos no campo referido, e também para aproximar os potenciais compradores e fornecedores de todo o mundo

Local: Centro de Feiras da Deutsche Messe AG na cidade de Hannover, Alemanha
Próxima Edição: 1 ° a 5 de março de 2011
Expositores: 4.150
Visitantes: 330.000

CeBIT 2010: Novos rumos do 3D

Pavilhões lotados em Hanover, na Alemanha, com visitantes de todas as idades. Depois de cinco dias de evento na semana passada, a Cebit parece ter se recuperado da fraca exibição do ano passado e termina deixando satisfeitos os fãs de tecnologia. Mesmo assim, a fórmula em que se baseia a maior feira da área no mundo deve passar por mudanças em breve para dar novo fôlego ao evento.

Neste ano, o destaque ficou para o próximo nível das tecnologias 3D. Na Alemanha, as celebradas TVs 3D foram deixadas para trás e os visitantes puderam conhecer o funcionamento de imagens em três dimensões ao vivo na internet, no notebook, na câmera fotográfica e, até mesmo, sem a necessidade de usar óculos especiais.

Outro destaque ficou para o controle de um computador apenas com o olhar e a tradução de palavras a partir de impulsos do músculo da face. São tecnologias que prometem melhorar o cotidiano de pessoas com necessidades especiais e, ao mesmo tempo, podem ter aplicações em áreas como comunicação, mídia e pesquisa.

A Cebit revelou ainda a batalha de sobrevivência das grandes fabricantes de computadores para lançar produtos "3 em 1" que façam frente ao iPad, tablet da Apple, e o Kindle, e-reader da Amazon. Além delas, outras empresas estão tentando surfar na onda dos leitores eletrônicos, o que tem gerado uma explosão de equipamentos genéricos.
Gagdets também não faltaram no evento, muitos deles alimentados por uma área destinada a empresas emergentes asiáticas. Teve desde USB em formato de pinguim, caixa de pizza que funciona como alto falante e até mesmo um e-reader très chic da Pierre Cardin.

Além disso, a feira teve a tentativa do Google, em seu primeiro ano na Cebit, de fazer as pazes com o público alemão, que andava ressabiado com as imagens tiradas pelo serviço Street View. A ação marqueteira surtiu efeito, lotando o estande da gigante da internet, que deu pintura nova aos carros especiais que vão continuar circulando nas ruas alemãs.

Já na área de educação, houve a tentativa de mostrar como a tecnologia pode ajudar estudantes, transformando as salas de aulas em ambientes digitais e conectados com o mundo.

Em 2011, a Cebit promete se basear em quatro pilares que refletem a atual indústria de Tecnologia e Comunicações: Cebit Pro, Gov, Lab e Life (profissional, governo, laboratório e vida). Apesar da ''aparente'' divisão, as quatro áreas constituem um mesmo ciclo. "Os consumidores são, na verdade uma parte vital da criação de uma cadeia de valor no setor digital. Muitas inovações no domínio profissional são desencadeados por prosumers (pessoas que consumem produtos que na verdade são destinados a usuários avançados) e os consumidores que efetivamente servem como tendências e motores de inovação", ressalta Ernst Raue, diretor geral da Cebit.

Para os brasileiros, vem aí uma novidade: a BITS Business IT South America. O evento traz a marca da Cebit e será realizado em Porto Alegre de 10 a 12 de Maio. A feira brasileira vai contar com um espaço que corresponde a apenas 10% da feira de Hanover, mas já é o pontapé inicial para reunir as principais tendências em tecnologia e comunicações na América do Sul.

Eletrônicos ficam mais verdes na CeBIT

Cerca de 4 mil expositores, entre fabricantes de hardware e software, exibem desde hoje até o sábado, dia 6, novos eletrônicos e soluções de telecom em Hannover, na Alemanha.

A feira de tecnologia, considerada a mais importante da Europa, é vista também como uma oportunidade de aquecer os negócios no Velho Continente, que viu sua economia esfriar em função da crise global de 2009. Uma demonstração da expectativa dos governos locais na feira foi a presença da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente de governo da Espanha, José Luiz Zapatero.
Nos próximos dias, vão ministrar palestras no evento o co-fundador do Flickr, Stewart Butterfield, e executivos de grandes companhias, como o CEO global da Telefónica, César Alierta, a CIO da Intel, Diane M. Bryant e o vice presidente da Amazon.com, Werner Vogels, além de Kevin Turner, chefe de operações da Microsoft.

O Brasil comparece à feira com 18 empresas, que se dividirão em dois stands, um com fabricantes de hardware e outro de software. A presença de empresas brasileiras em Hannover foi coordenada pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), que busca dar mais visibilidade para os desenvolvedores nacionais e aumentar a inserção do Brasil no mercado internacional de TI.

Segundo a organização da feira, grandes fabricantes como Nvidia, LG e Samsung preparam uma onda de eletrônicos com apelo verde. Equipamentos que consomem menos energia ou que não poluem o meio-ambiente devem dominar as apresentações da CeBIT este ano.

A feira deve apontar também queda no preço médio dos eletrônicos, num movimento da indústria para conquistar usuários em mercados emergentes. A grande presença de empresas de telefonia na feira deve concentrar, ainda, novidades nas áreas de redes móveis.

CeBIT será dividida em 4 partes em 2011

Com os bons resultados da CeBIT 2010, organizadores já planejam mudanças na versão 2011 da mais importante feira de tecnologia da Europa.
Realizada este ano de 2 a 6 de março em Hannover, na Alemanha, a CeBIt é organizada pela Deutsche Messe AG e gerou mais de 10 bilhões de euros em negócios. 
O valor é referente a acordos iniciados entre as empresas e os visitantes durante afeira. Ao todo, foram 4.157 expositores e 334 mil pessoal que passaram pelo pavilhão.

O público ouvinte das conferências e simpósios foi 21% superior ao ano anterior e, em termos de mídia, 5.350 jornalistas se cadastraram na CeBIT. O Brasil esteve representado com 41 empresas e entidades reunidas sob a marca Brasil IT+.

Para 2011 a meta é superar os números. Buscando o crescimento de negócios do setor de TIC, haverá quatro novas plataformas de exposição: a “CeBIT pro” será direcionada para profissionais da tecnologia da informação e comunicação, a “CeBIT gov” será voltada para o governo e instituições públicas, a “CeBIT lab” será ponto de encontro dos institutos de pesquisa internacionais e universidades, enquanto a “CeBIT life” é a nova plataforma dos consumidores de high-tech.

Fontes: InfoAbril, FolhaOnline, Uol Tecnologia