sábado, 8 de maio de 2010

Estande do Brasil na Expo Xangai 2010


Realizado numa área de 2 mil metros quadrados na estrutura de estande-padrão reservada aos países que preferiram não erguer pavilhão próprio na Feira de Xangai, o espaço do Brasil foi projetado pelo escritório Fernando Brandão Arquitetura + Design.
O projeto venceu um concurso fechado feito pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Só dez escritórios enviaram propostas, entre os 65 associados que aderiram a um convênio de cooperação. Os finalistas tiveram dez dias para fazer o projeto. O fato de o concurso ter sido fechado e conduzido apenas pela AsBEA e pela APEx foi motivo de crítica por parte de grupos de arquitetos em fóruns, listas na internet e reportagens em revistas de arquitetura brasileiras.
O que ficou patente é que não houve investimento na ideia de um pavilhão representativo da arquitetuta brasileira, como já aconteceu em 1970, com o projeto para o Pavilhão de Osaka, de Paulo Mendes da Rocha, e em 1992 com o concurso para o pavilhão de Sevilha, vencido pelo projeto de Alvaro Puntoni, José Oswaldo Vilela e Angelo Bucci, que acabou não sendo construído, e a representação brasileira dividiu espaço com outros países. Abaixo, projeto do pavilhão de Sevilha.
Sem falar no célebre espaço do Brasil na feira de Nova York, em 1939, de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, marco fundamental para o reconhecimento internacional da arquitetura moderna brasileira.
Não vi pessoalmente, mas pela fotos disponíveis no site oficial o estande brasileiro parece muito chinfrim. A fachada é feita de tiras de madeira pintada de verde apoiadas sobre estrutura metálica. Uma visitante comentou que a impressão é que a trama é muito vazada e a aparência é de falta de acabamento. O tema do pavilhão é  "Cidades Pulsantes". O logotipo na fachada é a palavra Brasil entre parêntesis invertidos. Segundo o site oficial, simboliza algo vibrando e pulsando, conforme a linguagem dos desenhos animados. Forçou.
Fonte: Blog Design